5 passos simples que podem te ajudar a ganhar seu processo!
É muito comum que trabalhadores precisem recorrer à justiça a fim de conseguirem ser ressarcidos de prejuízos decorrentes ao não cumprimento de seu contrato de trabalho e legislação trabalhistas. Às vezes, entrar com um processo judicial contra a empresa é a única saída para conseguir o pagamento de verbas rescisórias ou outros valores que deveriam ter sido pagos durante o vínculo empregatício.
Porém, quantos destes processos movidos contra empresas e patrões serão julgados a favor do trabalhador?
Visando que você trabalhador consiga vencer seu processo e receber o que tem direito, daremos 5 dicas práticas, aplicáveis a quase todos os processos trabalhistas, que podem te ajudar a receber uma sentença positiva:
- Sempre consulte um advogado especialista em Direito do Trabalho de sua confiança após sair de uma empresa, seja quando pedir as contas ou quando for demitido.
Algumas vezes a empresa deixa de pagar as verbas rescisória em sua totalidade, obrigando o funcionário a ingressar com ação trabalhista para receber os valores, porém há muitos casos em que a empresa paga verbas rescisórias com valores menores ao devido, enganando o trabalhador que acredita ter recebido tudo a que tinha direito. Após sair de uma empresa, procure um advogado especialista em Direito do Trabalho e de sua confiança, para avaliar o Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho e verificar se os valores foram pagos corretamente.
- Converse honesta e francamente com seu advogado, passando detalhes da sua rotina e ambiente de trabalho.
Uma conversa sincera é muito importante para que seu advogado entenda como foi desenvolvido o trabalho durante todo o período da prestação de serviço e identifique se houveram mais irregularidades nas práticas do empregador que poderão ser requeridas através da ação judicial.
- Junte provas e forneça ao seu advogado.
Na Justiça do Trabalho tudo que se pede precisa ser comprovado, dessa forma, deverão ser apresentadas provas, como: documentos, fotos, testemunhas, entre outras.
As provas são imprescindíveis para o convencimento do juiz e do sucesso da sua ação trabalhista.
- Testemunhas são muito importantes!
Na hipótese de prova testemunhal, leve a testemunha para conversar com o advogado de forma antecipada, e solicite à testemunha que seja clara, objetiva e verdadeira ao narrar os fatos ao advogado e, posteriormente, ao juiz, no momento da audiência.
É importante que a testemunha entenda o seu papel e sua importância no processo e somente uma conversa franca pode fazer com que o advogado decida por dispensar ou deixar a testemunha ser ouvida no processo;
- Durante a audiência, fique calmo e siga sempre as instruções de seu advogado
É comum o trabalhador ficar nervoso e agitado durante a audiência, o que não só pode confundi-lo, como também atrapalha-lo no momento de ser ouvido pelo Juiz.
Manter a calma vai ajudar a pensar melhor, responder e agir corretamente.
Essas são apenas umas das dicas que sempre passamos aos nossos clientes aqui na Saladino e Rocha Advocacia. O sucesso de nossas ações está pautado em vários fatores, mas principalmente na franqueza com nossos clientes, informando o que é ou não possível dentro da ação judicial e também na relação de parceria e confiança, fundamentais para o êxito em qualquer tipo de ação judicial.